Desenvolvendo um Modelo de Comportamento organizacional

Visão Geral

Um modelo é uma abstração da realidade, uma representação simplificada de um fenômeno real. Uma manequim em uma loja de roupas é um modelo. Da mesma maneira, é a fórmula financeira ativos = passivo + patrimônio líquido.Apresenta-se um esqueleto sobre o qual construiremos nosso modelo de comportamento organizacional.Sua proposta é que há três níveis de análise do nível individual para o sistema organizacional.

Variáveis Dependentes

As variáveis dependente são os fatores-chave que você pretende explicar ou prever e que são afetados por outros fatores. Quais são as variáveis dependentes básicas no comportamento organizacional? Os estudiosos do assunto tradicionalmente enfatizam a produtividade, o absenteísmo, a rotatividade e a satisfação com o trabalho.

Produtividade: uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, transformando entradas em resultados ao mais baixo custo possível.Assim sendo, a produtividade implica preocupação tanto com a eficiência como com a eficácia.

Rotatividade 

É a permanente saída e entrada de pessoas da organização, voluntária ou involuntariamente. Um índice alto de rotatividade resulta em aumento de custos para recrutamento, seleção e treinamento.

Satisfação com o Trabalho

A última variável dependente que analisaremos será a satisfação com o trabalho, que podemos definir neste momento como a diferença entre as recompensas recebidas de fato pelo funcionário e aquilo que ele acredita merecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário